Receita Federal

Área restrita reservada a Receita Federal do Brasil.

Btenter

Vistorias da Receita Federal

Calendário de vistorias programadas.

Bt-calendario


TFA

Acesso ao Termo de Falta e Avaria.

Clique para acessar o Termo de Falta e Avaria.

Notícias

página inicial / notícias

27/03/08
Teporti recebe seu primeiro Navio de Cargas

O cargueiro chegou ao cais da empresa na terça-feira ao meio-dia, onde permanecerá descarregando equipamentos pesados até esta quinta-feira pela manhã, (27/03). Mellumplate descarregará 3,2 mil toneladas de equipamento, em quase 60 horas de operação.

O navio Mellumplate é a primeira embarcação de carga a atracar no terminal portuário Teporti de Itajaí. O cargueiro chegou ao cais da empresa na terça-feira ao meio-dia, onde permanecerá descarregando equipamentos pesados até esta quinta-feira pela manhã, (27/03). Procedente de Shangai, o Mellumplate trouxe máquinas pesadas que irão compor a unidade catarinense da Indúsria de Compensados Guararapes Ltda, em construção no município de Caçador (SC).

O terminal foi oficialmente alfandegado com a publicação de um ato declaratório executivo no Diário Oficial de 18 de março de 2008. O documento incluiu as instalações portuárias de uso privativo misto, cais, armazém, pátios e edificações. Até amanhã, o Mellumplate descarregará 3,2 mil toneladas de equipamento, em quase 60 horas de operação. Segundo o diretor de exportação da Guararapes, José Carlos Januário, que acompanha o descarregamento da carga no Teporti, cerca de 80% do maquinário da nova unidade está sendo descarregada em Itajaí.

Segundo o encarregado de operações do terminal, Fioravante de Castilho, a previsão é de que o segundo navio atraque no local dia 28, sexta-feira. Procedente da Argentina, o Saetta irá exportar carne congelada de oito clientes para a África. Já no dia 1º de abril, o Industrial Chargel descarregará tubos e chapas de ferro, importados pelo Estaleiro Detroit, de Itajaí. Em função do calado de apenas 6,30 metros, num primeiro momento o Teporti poderá receber navios de, no máximo, 140 metros de extensão.

Com a intenção de dragar o leito do Rio Itajaí-Açu para 9,5 metros em parceria com outros terminais privados e com o governo federal, a expectativa é de receber embarcações bem maiores já em 2009. O projeto, segundo o sócio-proprietário do Teporti, Júlio César D'Ávilla, prevê ainda a construção de mais dois berços de atracação a partir do início do ano que vem. "Nossa idéia é especializar-se em cargas gerais, sem deixar de atender contêineres", conclui.

Por Netmarinha - Luciana Zonta - Itajaí
http://www.revistaportuaria.com.br/blog/?home=comentarios&n=zTqo


Outras Notícias

08/12
Teporti investe em novas máquinas para movimentação de carga.
09/11
ISPS CODE | TEPORTI atende a legislação da Organização Marítima Internacional.
09/11
TEPORTI adquire equipamento para soluções em movimentação de aço.